Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

EUA Cultura e Tradições



Os Estados Unidos são um dos países com maior diversidade no mundo; desde a sua geografia até à composição demográfica, sendo impossível falar de uma característica única neste cenário de riqueza geográfica, racial, étnica e cultural.











O fluxo de imigrantes que chegam das regiões mais afastadas do planeta e das nações vizinhas tem sido contínuo e constante desde há 150 anos.
Por exemplo, de acordo com Os Censos de 2000, 11% das pessoas que vivem nos Estados Unidos tinham nascido no estrangeiro, e em 18% dos lares falava-se numa língua diferente do inglês.

Embora a maioria dos imigrantes seja proveniente do México (quase 2 milhões ou 25%), há 11% originários das Caraíbas, quase 7% são de Hong-Kong, Taiwan e China continental, 5,8% são da América do Sul, e os restantes 20% estão divididos entre nações tão diferentes como as Filipinas, Índia e países da América Central, da Ásia Central e do Médio Oriente.

Esta mistura de raças completa-se com os indígenas norte-americanos, que constituem uma das minorias maioritárias, 35 milhões de pessoas ou 13,5%, e os afro-descendentes, com uma presença de 34 milhões ou 13,1%.

A diversidade também se reflete na geografia e no clima: desde o Alasca até ao deserto do Arizona, das cataratas do Niágara na fronteira com o Canadá às praias da Califórnia, dos campos de milho do “midwest” às cidades mais cosmopolitas do planeta.

Cada recanto dos Estados Unidos é único, o que se reflete nos costumes dos seus habitantes. É um dos países com mais festas locais e tradições que podemos encontrar em qualquer parte do mundo.

Uma festa comum a todo o país é a do ano novo, que se celebra no dia 1 de janeiro. Outras festas comuns são as do dia da mãe, no segundo domingo de maio, ou o dia do pai, no terceiro domingo do mês de junho. No dia 25 de dezembro também se celebra o Natal.
Se olharmos para as festas locais do país, as mais próprias e pessoais, estas iniciam-se na terceira segunda-feira do mês de janeiro com a festa em honra de Martin Luther King Jr. Na terceira segunda-feira de fevereiro celebra-se nos Estados Unidos o dia dos presidentes, dia em que se recordam todos os que passaram pela Casa Branca.

A festa mais importante, sem dúvida, de todas as que se celebram nos Estados Unidos, é a do dia 4 de julho, o dia da independência. Em setembro celebra-se o dia do trabalho, mais precisamente na primeira segunda-feira do mês, enquanto o dia 11 de novembro é o dia dos veteranos de guerra americanos, festa que se comemora depois do tradicional Halloween, festa que se realiza na noite do dia 31 de outubro, em que é comum a famosa frase “doçura ou travessura” com que as crianças vão de casa em casa pedindo guloseimas.

Na última quinta-feira do mês de novembro os norte-americanos celebram o dia de Ação de Graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário